Quem Somos

A nossa empresa foi fundada há mais de cinquenta anos pelo pai do atual sócio, sendo, atualmente, denominada João Mendes Unipessoal, Lda.

A empresa dedicou-se, desde sempre, ao fabrico de chapéus de adulto e de criança, de materiais distintos, bem como aos mais variados artigos de palma. Teve um natural processo evolutivo, desde a fase inicial da manufatura, de características familiares, de produção para um consumo local, até uma produção, sempre com as características artesanais, para mercados além fronteiras.

A MATÉRIA-PRIMA

A palma, utilizada como matéria-prima para fazer a empreita é trabalhada, através de vários processos de secagem e preparação, desde o seu estado mais puro até ao produto final. É trabalhada por artesãos locais, cada vez mais difíceis de encontrar e que tendem em desaparecer com o passar do tempo.

A empreita de palma surgiu da necessidade de adquirir vasilhas para a apanha, embalagem e transporte de uma variedade imensa de produtos agrícolas, tais como amêndoas, figos, alfarrobas entre muitos outros.

O tapete ou capacho de empreita de palma popularizou-se devido à lacuna de mobiliário nas habitações mais humildes.

Originalmente, a matéria-prima provinha do interior algarvio, no entanto, mais tarde, devido a um acréscimo substancial na produção destes artigos por artesãos locais, começou a verificar-se uma escassez da mesma, havendo, deste modo, a necessidade de proceder à sua importação.

Noutros tempos havia um grande número de artesãos que se dedicavam a fazer uma grande variedade de artigos de palma, que depois eram comercializados pela nossa e por outras empresas locais, tendo ao longo dos anos, vindo a perder-se a mão de obra existente em virtude da expansão dos mercados internacionais, utilização de novos materiais e da grande produção industrial.

Contudo, nos últimos anos, tem-se verificado uma grande tendência na procura de produtos regionais feitos artesanalmente, nomeadamente, e no nosso caso específico, nos produtos de palma.

A EMPRESA

A nossa empresa, com décadas de experiência no ramo do artesanato regional algarvio e, largamente conceituada quer a nível nacional bem como internacional, tenta dar resposta a uma tendência cada vez maior que se tem vindo a verificar nos últimos tempos na procura destes artigos regionais fabricados artesanalmente.

Sempre, muito orgulhosamente, apresentámos estes produtos aos nossos clientes, mas também de vários e distintos artigos artesanais que importamos de outros países, por forma a colmatar as necessidades de um vasto público cada vez mais exigente num mercado cada vez mais competitivo.

Footer Background